
De acordo com os especialistas, economia é a ciência que estuda o processo comercial, ou seja, produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. De forma simples significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade.
Entretanto, economia não é apenas o estudo (cientifico) do comportamento do consumidor, comerciante e sociedade. São também as ações diárias e acontecimentos, que reflete na economia. Por exemplo, no momento o mundo sofre com o vírus corona que aconteceu na China e agora está atingindo a maioria dos países. A repercussão da doença causou impacto na economia, ocasionando diminuição de viagem, aumento na compra de produtos descartáveis, como máscara, luva, álcool e outros produtos farmacêuticos.
E o outro exemplo que reflete na economia é o comportamento do consumidor, a inadimplência é um fator que causa negatividade no processo econômico. Pois, com o índice de pessoas com o nome sujo no sistema financeiro, aumenta o número de empréstimos inadequados, como agiota, caixinha e outros. Isto é, um ciclo de movimentação financeira incerta, que se não for controlado ou resolvido, acaba prejudicando o sistema econômico do país.
Percebe-se que a economia não é apenas um conceito complexo e chato de se entender, oikos é também o comportamento que o indivíduo desempenha na sociedade, comprando, investindo, devendo, gastando sem controle, financiando, negociando e se divertindo. E os fatos sociais e mundiais que ocorre diariamente, anualmente ou em algumas ocasiões, como doenças, vírus, confrontos, guerra, protesto e revolução.

Por tanto, a economia é um conjunto do assunto teórico com a prática. Pois, o estudo da economia é justamente o comportamento do consumidor, o processo comercial, empresas e organizações que movimenta a economia. Além dos fatores que atingir a economia, como: surgimento de doenças, vírus, guerra e outros fatores sociais.