A palavra cultura vem do latim (cultura), seu conceito é definido por várias acepções, por exemplo, na antropologia, a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidade adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
E na Roma antiga, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (do latim culturae, que significa “ação de tratar”, “cultivar” e “cultivar conhecimentos”, o qual originou-se de outro termo latino, colere, que quer dizer “cultivar as plantas”). Mas esses são apenas dois modelos de definição da palavra cultura, porque o termo possui várias definições, entre essas definições a principal, que são as manifestações artísticas e/ou técnicas da humanidade, como a música erudita europeia.

Percebe-se que a cultura é de fundamental importância para o nosso cotidiano. Os hábitos, tradições e valores que cada pessoa, religião, empresa, estado e país possui, representa a cultura, na prática, isto é, pertencer a um grupo social, o comportamento humano e até mesmo a segmentação de um público. Diante disso, outro exemplo, na prática que demostra como a cultura faz parte da vida humana, está na descrição pessoal, ou seja, quem somos, os costumes familiares, a visão do mundo, o que defende, propósito de vida, ações diárias e a essência que cada pessoa tem.



Por tanto, a cultura com sua origem e descrições, surgiu para mostra que na vida os seres humanos, lugares, entidades e instituições são diferentes, cada um possui sua essência, valor, origem e característica. E com isso uma cultura deve ser praticada e lembrada, o respeito.