O planejamento financeiro

Ganhar mais, ter lucro no negócio próprio, viajar, estudar, renda fixa e outros benefícios financeiros, é o principal desejo da humanidade, mas apenas algumas pessoas, conseguem atingir o resultado financeiro que deseja. Isso acontece, porque, a maioria das pessoas sempre querem algo, mas não realizam atitudes, como poupar, evitar gatos extras, investir e planejar.

O planejamento financeiro, é uma ferramenta que controla e mostra de que forma, o dinheiro está sendo usado, ou seja, compra, gastos, investimento e outros. Entretanto, como o planejamento é sempre visto como algo chato e complicado, que envolve cálculos e estatísticas, a maioria das pessoas não tem o hábito de planejar e com isso, o rendimento financeiro, nem sempre é bom.

Diante desse fato, no artigo de hoje, você irá apreender a importância de se ter um planejamento financeiro e como construir um, de forma objetiva e prática. Fazer planejamento financeiro, não é chato e nem complicado, como muitos pesam, planejar é uma ação pratica que só precisa de um caderno, caneta e os dados financeiros em mãos, para analisar qual a situação atual, isto é, se está tendo aperto financeiro, dividas ou outro detalhe.

Reinaldo Domingos é autor do livro, sabedoria financeira o milagre da multiplicação de seus recursos, o tema abordar sobre a sabedoria financeira, segundo o escritor a reeducação financeira é essencial para a vida, pois, quando se tem conhecimento da própria renda e usa de forma correta e cuidadosa, se consegue uma vida prospera e melhor.

A cada capítulo, o autor colocar um trecho bíblico, que reflete o conteúdo do livro, por exemplo, no tópico 11 é abordado o assunto, planejando uma boa aposentadoria, nessa parte é citado o salmo 128:2 “você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero” e no tema 12 para falar sobre, livre-se das dívidas, o escrito cita do provérbio 22:7 “quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.

Percebe-se que ter um planejamento é essencial, para ter dinheiro extra e vida prospera, diante disso, ire mostrar agora, como realizar um plano financeiro de sucesso:

1º Organização: tenha um local com todos os seus dados bancários, ou seja, contas a pagar, extrato bancário, dividas anotadas, os gastos que realiza, caderno, caneta e calculadora.

2º Anotação: em seguida fazer uma lista de como manuseia o dinheiro, como gastos, pagamentos, dividas e assim por adiante. Faça uma classificação com categoria e classe, por exemplo, obrigações pessoais, boletos, dividas, gastos, contas fixas e coloque em as mais importantes, menos importantes e cancelar.

MODELO 1

BoletosContas FixasDividasGastos
IPTUEnergiaCartão de créditoFone de ouvido
InternetÁguaContas atrasadasCompra de livros
UNINTERTaxas bancáriasMerceariaAcessório para celular.
ImpostoAnuidade do cartãoCompra de produtos em parcelaSuplemento

MODELO 1.1

Mais importanteImportanteCancelar
EnergiaUNINTERCompra de acessório para celular.
Taxa bancáriaINTERNETConta em mercearia
ÁguaCARTÃO DE CRÉDITOCompra de produtos em parcela.
Anuidade do cartãoCONTAS ATRSADASCompras de livros
ImpostosIPTU 

Depois que anotar, fazer uma análise de quanto gasta em cada categoria, para ver, como está a situação, ou seja, se está tendo aperto financeiro, acumulo de conta, dividas grandes e outros detalhes. Se caso a situação for dívida, começar pelas maiores, agora se for aperto financeiro, analisar se tudo que gasta, vale a pena e começar a fazer investimento ou poupar.

MODELO 2 Lista dos gastos

Boletos:                              Contas fixas                          Dividas

UNINTER 197,18             Energia  200,00               Contas atrasadas 500,00

INTERNET 130,00           Água        60,00               Cartão de crédito   50,00

IPTU 200,00                    Anuidade de cartão 15,00 Mercearia            100,00

3º Após realizar os passos anteriores, comece a criar um plano de ação de acordo com o que ganha, gastos, estilo de vida que tem e com as obrigações fixas que possui. Dessa forma você irá passar a ter controle e direção de como usar o dinheiro, com o novo estilo de vida financeira.

MODELO 3 Criação do plano financeiro

Custo Fixo (%) Custo Variável (%) Lazer (%) Guarda (%) e Gastar (%) é = Receita.

Por tanto, ganhar mais, ter lucro no negócio e outros benefícios financeiros, são desejos que todo ser humano pode ter e deve ter, mas para que isso aconteça é necessário que aja ação financeira, como investir, economizar, gastar menos e planejar.

Bom dia! E até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s