A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Na semana retrasada foi postado um artigo sobre planejamento, o valor que tem, para que serve e com fazer um. Entretanto, falar nesse assunto, é sempre bom revisar um outro plano que faz parte, tanto da vida profissional, quanto da pessoal, o financeiro.

download (25)

 A organização financeira é um processo que além de ajudar a colocar em dias os gastos diários, serve também para evitar falência. Segundo Hill (2009), Henry Ford fez fortuna não pela superioridade da sua mente, mas por ter adotado e seguido um plano que comprovou ser bom. Em seguida o autor aborda que, existem milhares de pessoas com melhor formação que a de Ford, mas que, no entanto, vivem na pobreza por falta do projeto certo para ganhar dinheiro. Mas infelizmente a maioria da população, não possui um plano de renda, a prova disso é que o índice de inadimplentes é grande, principalmente com banco, cartão e boleto bancário.

Ter um controle financeiro é essencial para o dia-a-dia, pois, com os gastos anotados, fica mais claro saber, quanto se estar gastando e com o que, evitando desperdício e acumulo de dinheiro. Por exemplo, quando se vai fazer compra, se faz uma lista dos produtos que falta e se faz a comparação de preços, entre os supermercados locais. Dessa forma evitar comprar coisas desnecessárias ou em excesso, além de comprar produtos a preços acessíveis.

como-fazer-planejamento-financeiro-1

No (livro) Gestão de Projetos da academia à sociedade, aborda-se em detalhe o processo da criação de um projeto, seja ele acadêmico ou de trabalho. E de acordo com o autor, após realizar a formação de equipes, organização e tempo, realiza-se o elemento mais imprescindível que é a execução financeira do projeto, ou seja, os custos a serem administrados para, os recursos e materiais.

Entretanto a maioria das pessoas não possui a prática de organizar a renda mensal e com isso, acaba se enrolando economicamente. De acordo com site G1, número de inadimplentes bate o recorde, sessenta e três milhões de pessoas têm dívidas atrasadas, ou seja, quarenta por cento dos brasileiros adultos têm pelo menos alguma conta que não conseguem pagar, sendo a maioria, cartão de crédito ou cheque especial.

No site IQ360 é abordado, dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra, que cerca de 10% das famílias brasileiras afirmam que não têm condições de pagar as contas em atraso, permanecendo inadimplentes. Com esses dados, percebe-se que uma grande parte da população brasileira, não sabe-lhe dá com dinheiro e com outras formas de pagamentos.

download (26)

Por tanto ter um planejamento orçamentário na vida pessoal é de suma importância, pois, além de organizar os gastos diários, evita prejuízo financeiro. E para o individuo que não consegue manter a renda em dias, siga canais em redes sociais, que fale sobre o assunto, como Gustavo Cerbasi que é escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador e assista vídeos no YouTube, que explique como organizar a renda diária.

E esse foi o último do conteúdo do mês planejamento, espero que tenha gotado e para você que se identificou, espero que tenha ajudado com o assunto. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s