Para manter as suas finanças em dia, é necessário mais do que uma rotina de pagamento de contas. Um planejamento financeiro pessoal é imprescindível para que você atinja os seus objetivos de consumo, realize os seus sonhos e garanta um futuro tranquilo para você e a sua família. A gestão financeira é o coração do negócio, isto é, deve controlar bem, as atividades financeiras da empresa, para que permaneça no mercado e ter sempre a visão de quando ou que momento a empresa vai ter dinheiro.
E como a maioria das pessoas não possui o controle financeiro pessoal, a vídeo (aula) de hoje, apresentará uma forma simples, de como organizar a renda diária.
1° Fazer as contas:
— Anotar a renda total do mês e depois distribuir, as despesas em Fixa e Variável.
⇨ Fazer uma análise para saber, se todos os gastos são necessários.
⇨ Anotar também as despesas extras, como cafezinho, cerveja, jornal de domingo ou assinaturas, compra de acessórios e assim por adiante.
2° Controle
— Não comprar por impulso, pesquise o que irá comprar e com isso, compre apenas o necessário, seja, para o uso pessoal ou profissional.
— Assim como também controlar o cartão de crédito, não sair gastando com qualquer coisa.
3º Fazer investimento
— Tentar criar algum tipo de meta, por exemplo, criar uma poupança, para juntar um determinado valor de dinheiro num determinado período tempo. E em seguida arrecadar para, comprar um objeto, fazer uma viagem ou realizar um estudo, negócio próprio, alguma construção e assim por adiante.
4º Mercado
— Sempre que poder, assista jornal na parte de economia e trabalho, leia sobre demanda, oferta, preço e concorrência, para entender um pouco, como funciona, esses principais pontos do mercado.
— E se deseja abrir um negócio ou já possui um, estudo sobre o ramo, a mesma coisa para quem possui um emprego fixo, pois, entender a profissão que exercesse é essencial, para a evoluir profissionalmente.
Base para a criação do texto:
Mobills: Planejamento financeiro pessoal: Tudo o que você precisa saber.
EAD Sebrae: E-book Gestão Financeira.